segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Escultura Barroca





O barroco originou uma vasta produção de estatuária sacra, disseminada por todo o Brasil. Entre os primeiros autores conhecidos estão José Eduardo Garcia, português, e Francisco das Chagas, o Cabra, ambos ativos em Salvador. Outros personagens importantes são frei Agostinho de Jesus e frei Agostinho da Piedade, considerados os fundadores da escultura brasileira.
O genial Aleijadinho representa o coroamento e a derradeira grande manifestação de escultura barroca brasileira, com obra magistral espalhada na região de Ouro Preto, com destaque para as obras no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, uma série de grandes grupos escultóricos nas capelas das estações da Via Crucis e os célebres Doze Profetas, no adro daquela igreja.

É de assinalar necessariamente a magnífica produção de escultura aplicada, no mobiliário entalhado e na talha dourada das igrejas, já bem ilustrada nas seções acima, que chegaram a altíssimos níveis de refinamento e complexidade, como provam os altares de São Bento em Olinda, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo e da Capela Dourada em Recife, Nossa Senhora do Ó em Sabará, e em inúmeras outras edificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário